sábado, 28 de março de 2015

Ano Santo: "Sede misericordiosos como o Pai"

Escrito por news.va 
Quinta, 19 Março 2015 09:22 





"Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016."


Foi com estas palavras que o Papa Francisco anunciou o Ano Santo da Misericórdia que é a grande notícia deste último final de semana no Vaticano e em toda a Igreja.

"Sede misericordiosos como o Pai", versículo retirado do Evangelho de S. Lucas, que será o lema deste Jubileu Extraordinário que se inicia no dia 8 de dezembro próximo e conclui-se a 20 de novembro de 2016. A iniciativa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o sacramento da Reconciliação.

A abertura do próximo jubileu vai acontecer no 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e, segundo explica a Santa Sé, em comunicado de imprensa, “adquire um significado particular, impelindo a Igreja a continuar a obra começada com o Vaticano II”.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pela organização das celebrações deste jubileu, recorda em nota oficial que o Papa tinha afirmado no início de 2015 que se vivia “o tempo da misericórdia”. Foi no Angelus do domingo 11 de janeiro.

D. Rino Fisichella é o Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e falou à Rádio Vaticano sobre o significado deste Jubileu:

“É um significado que se confirma na simbologia que o Papa Francisco quis utilizar. Antes de mais, fez o anúncio a 13 de março, ou seja, o ingresso no terceiro ano do seu pontificado; fê-lo durante uma celebração penitencial, recordando aos confessores o dever que têm de exprimir a misericórdia; fê-lo confessando-se ele próprio e tornando-se depois confessor. Portanto, penitente e confessor, o testemunho do grande mistério da misericórdia que nos envolve… e não esqueçamos que será aberta a Porta Santa precisamente no dia do quinquagésimo aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. Todos estes elementos, no meu entender, indicam o percurso e dão significado a este Jubileu Extraordinário.”

Em nota de imprensa o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização realça que o tema da misericórdia está muito presente no atual pontificado e que já como bispo Jorge Mario Bergoglio tinha escolhido como lema ‘miserando atque eligendo’, que evoca uma passagem do Evangelho segundo S. Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.

Recordemos que no primeiro Angelus após a sua eleição, há dois anos, o Papa Francisco falou da misericórdia como a palavra que “muda o mundo”.

Em novembro de 2013, o Papa surpreendeu dezenas de milhares de pessoas reunidas no Vaticano com a sugestão de um ‘medicamento espiritual’ para as suas vidas, distribuindo numa caixa própria, a ‘Misericordina’.

Já na sua mensagem para esta Quaresma de 2015, o Papa Francisco deixou votos de que as paróquias e comunidades católicas se tornem “ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”.

Finalmente, a palavra ‘misericórdia’ aparece mais de 30 vezes na primeira exortação apostólica do pontificado, ‘Evangelii gaudium’, ‘A alegria do Evangelho’.



Aplicativos de celular podem auxiliar na economia de água

Redação A12, 21 de Março de 2015 às 07h00. Atualizada em 21 de Março de 2015 às 08h47.



Com a celebração do Dia Mundial da Água, 22, conheça os sete aplicativos para celular, que podem ajudar na economia de água em casa. Os apps para Android e iOS, são gratuitos e em português.

1. Banho Rápido
Você já pensou em quantos litros d’água são gastos em cada banho? Então, o app Banho Rápidopode ajudar a economizar todos os dias. Ele é bem simples: basta você configurar suas atividades no banho, como lavar o cabelo, uso do condicionador e shampoo, entre outras. Depois disso, é mostrado um cronômetro personalizado com um tempo para cada ação. Mas não se preocupe: a atividade tem o auxílio de comandos por áudio para não precisar manter o celular perto do chuveiro. O app gratuito está disponível para Android e iOS.

2. Fake Shower
Esse app simula um chuveiro virtual, com direito a barulho de água e tudo. Nele, a pessoa personaliza o nível de água que costuma utilizar na torneira ou no banho. Depois, é só esperar o tempo da ação e retornar o ponteiro para o meio: o recurso dinâmico já indica no topo quantos litros estão sendo gastos naquela ação. Ao finalizar, é exibido um gráfico com a economia total e cada nível apresenta uma comparação com caminhões-pipa ou baldes de água. O aplicativo está disponível para iOS.

3. Sai Desse Banho
Esse app é um bom desafio na ajuda para economizar água. O Sai Desse Banho propõe que você diminua o tempo da chuveirada em alguns minutos. Por exemplo: se você costuma demorar 10 minutos, que tal tentar 8. Um Cronômetro contabiliza esse tempo, em uma interface bonita e colorida. O app oferece ainda um histórico para acompanhar todos os “banhos” cadastrados. Aí no resultado ele mostra quantos litros d’água foram economizados com a mudança de apenas alguns minutinhos todos os dias.

4. Pegada Hydros
Esse aplicativo tem uma interface simples e pode ser bastante útil para ajudar a economizar água no dia a dia. Ele tem um questionário bem completo, e lá é possível entender qual é sua quantidade de água gasta por ano, ou melhor, quantas piscinas olímpicas seria possível encher com ela. O projeto tem como objetivo ajudar na conscientização das pessoas e oferece ainda dicas de como poupar em atividades cotidianas, como escovar os dentes, lavar louça e até ajustes na torneira. O app está disponível para Android e iOS, além de ter a vantagem de funcionar em versões mais antigas dos sistemas.

5. Da Sua Conta
Para ter um melhor controle e ficar de olho no hidrômetro de casa, o app Da Sua Conta faz um cálculo do consumo diário e oferece uma meta. O legal é que o recurso pode ser personalizado conforme o local, seja uma casa, edifício ou até comércio. O programa oferece dicas ilustradas para ações do dia a dia como regar plantas, lavar o carro. O aplicativo está disponível para iOS.

6. Nossa Água - Meu Bolso em Dia
O aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, ele orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas.

7. Manual de Etiqueta Sustentável
O Manual de Etiqueta Sustentável é um app simples que traz dicas de como as pessoas podem mudar seus hábitos e contribuir na redução dos impactos ambientais cometidos diariamente. Ele tem 50 dicas de sustentabilidade divididas nos temas: uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo. Cada uma das dicas mostra o nível de esforço necessário para realizar cada uma das ações e o impacto que elas causam no meio ambiente.



Faltam 500 dias para a JMJ Cracóvia 2016


Faltam 500 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará em Cracóvia (Polônia) em julho de 2016 com a presença do Papa Francisco sob o lema “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão a misericórdia”.
por Victor Pinto (Rádio Vida 106.1 ), dia 18/03/2015 às 14:25




O Papa Francisco convocou todos os jovens do mundo para participarem deste encontro em Cracóvia e nomeou São João Paulo II como padroeiro de todas as jornadas.

O Santo Padre evoca a passagem das Bem-aventuranças porque nela Jesus nos convida a segui-lo e a percorrer com Ele o caminho do amor para chegar à santidade. Por isso, a figura do peregrino é uma das mais importantes.

“Jesus ensina o caminho da vida, o caminho que Ele mesmo percorre, que Ele mesmo é, e o propõe como caminho para a verdadeira felicidade. Em toda sua vida, do nascimento na gruta de Belém até a morte na cruz e a ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças.”, assinala o Papa Francisco na primeira mensagem para a Jornada Mundial da Juventude.

Os eventos principais da JMJ na Cracóvia serão realizados no parque da Blonia. A Santa Missa de abertura será em 26 de julho. Em 28 de julho acontecerá o primeiro encontro dos jovens com o Papa Francisco na cerimônia de acolhida. Será feita uma liturgia da palavra e o Papa dará seu primeiro discurso. Também convidará todos os jovens do país anfitrião a unir-se à jornada.

Na sexta-feira 29 será a Via Sacra onde a Cruz da JMJ será carregada por um trajeto indicado por um grupo de jovens. O objetivo da Via Sacra é mostrar o sentido penitencial da jornada, este remete ao testemunho e ao encontro com Jesus Cristo na Cruz.

Um dos momentos mais importantes da JMJ é a vigília com o Santo Padre. Este dia se destaca pela alegria e o espírito dos jovens; e por ser um momento intenso de oração e reflexão. Os jovens junto com o Papa farão uma adoração ao Santíssimo. A vigília começará na tarde do sábado, 30 de julho.

No dia seguinte, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa Final. Esta celebração é o momento culminante da Jornada Mundial da Juventude. Durante a Eucaristia, o Pontífice dará uma mensagem aos jovens.

Os organizadores da JMJ convocaram todos os fiéis para que se unam em oração pelos preparativos do evento. Também foi elaborado um mapa virtual onde aparecem os lugares onde se está rezando por este importante evento eclesial e mundial.

A Jornada Mundial da Juventude se realiza a cada 2 ou 3 anos e consiste em um encontro de milhares de jovens provenientes de todo o mundo com o Santo Padre em um determinado país. Este evento foi instituído há 30 anos pelo Papa São João Paulo II. A anterior JMJ foi em 2013 no Rio de Janeiro (Brasil) e contou com a participação de mais de 3 milhões de jovens.

quinta-feira, 26 de março de 2015

A maçã da tentação

A Bíblia não diz que a tentação                                              
                de Eva foi uma maçã.
          Diz que a tentação
                      foi a serpente, 
           e que para Adão a tentadora
                    foi Eva.
Mas quem introduziu a maçã
na historinha do Éden,
pode ter sido levado
           pela cor,
           pelo perfume,
           pelo sabor.


Lindas maças, apetecíveis,
Perfumadas maçãs cativadoras,
E benfazejas. E saudáveis.
               Cruas,
               cozidas,
               assadas,
são remédio antigo e novo:
"casa onde entra a maçã, sai o médico",
diz o ditado em múltiplas línguas.
Maçã da tentação?
A Tentação está
             no orgulho, 
             no querer mais,
             ser mais, 
             ter mais, 
             poder mais.
A tentação está 
           na cegueira espiritual,
longe do Pai da Luz.